2 de jul. de 2008
Lavadora "sem água" está a caminho
Pesquisadores da Leeds University declaram que desenvolveram uma máquina de lavar que “quase não usa água”, e que poderá estar disponível no mercado ainda no ano que vem.
O sistema usa plásticos granulados que são processados junto com as roupas para remover manchas e requer menos que um copo de água a cada ciclo de lavagem. Ele está sendo considerado como um sistema que poderá trazer benefícios à indústria de lavagem a seco em relação ao meio ambiente, oferecendo uma alternativa de solvente de limpeza.
O sistema será comercializado pela Xeros, uma empresa criada pela própria universidade e fundada pelo professor de Química Têxtil da Leeds, Stephen Burkinshaw. Martin Gregson, antigo diretor-técnico da Johnson Service Group, uniu-se como membro não executivo da Xeros.
Burkinshaw disse que a performance do sistema é “ surpreendente”, em relação ao apresentado pelas máquinas convencionais. Ele afirmou: “Nós mostramos que ele pode remover todos os tipos de manchas, incluindo café e batom, usando-se uma pequena quantidade de água em comparação às lavadoras convencionais”.
Xeros obteve do IP Group - parceiro comercial da Leeds University - 500 mil euros em investimentos, e já está mantendo contato com vários concorrentes da indústria de máquinas lavadoras.
Fonte: Laundry and Cleaning News
(http://www.laundryandcleaningnews.com/story.asp?sectioncode=138&storyCode=2050046)
Tradução Valdir de Oliveira
No Response to "Lavadora "sem água" está a caminho"
Leave A Reply