28 de jul. de 2010

Filial da Renova na Bahia é agraciada com o Troféu Bronze do PGQB

Posted on 7/28/2010 by Blog da ANEL

Cerimônia de entrega do prêmio acontece no dia 29 de julho, na Federação das Indústrias do Estado da Bahia

A Renova Lavanderia Industrial receberá, no próximo dia 29 de julho, o Troféu Bronze do Prêmio Qualidade Gestão Bahia no modelo Rumo à Excelência de Gestão. Esta é a primeira vez que uma lavanderia recebe tão importante honraria na Bahia.

De acordo com o gerente da unidade, Brazílio Goulart, participar do Prêmio PGQB (Premio Gestão Qualidade Bahia) foi extremamente importante por vários aspectos. "A experiência de sermos avaliados por uma metodologia aplicada por muitas empresas de diversos segmentos desde 1997 e de podermos mostrar as práticas adotadas por nossa gestão é um dos pontos positivos", definiu.

Para Goulart, a adoção destes critérios ajuda a melhorar o desempenho em busca da excelência em diversas áreas da organização e do sistema de gestão da Renova. E contribui ainda para tornar a empresa mais competitiva, aliando o crescimento da organização ao desenvolvimento sustentável e à responsabilidade socioambiental.

O presidente da Renova, Joarez Venço, enfoca que nesta contínua procura pelo aperfeiçoamento e excelência, a Renova se organizou para trabalhar com times de melhorias (Time Renova de Melhoria para Excelência). "Estruturados seguindo o modelo Rumo a Excelência da Gestão que são divididos nas áreas de ‘Liderança’, ‘Estratégia e Planos’, ‘Clientes’, ‘Sociedade’, ‘Informação e Conhecimento’, ‘Pessoas’, ‘Processos’ e Resultados. Por conta deste trabalho, a empresa vem colhendo excelentes resultados em todas as áreas de negócios", revelou.

Para Venço, o conceito de gestão está implementado e é uma realidade nas quatro unidades da empresa, que ficam nos Estados do Rio Grande do Sul, Bahia, Paraná e Alagoas. "Quando abrimos uma unidade levamos toda a bagagem dos processos, certificações e programas de qualidade. Para que isso aconteça promovemos uma grande integração entre os setores estratégicos, com o pessoal visitando as unidades numa grande troca", explicou.

As vantagens de participar do PGQB

• Dentro da empresa foi criado o conceito de sustentabilidade, que engloba o ambiental, o pessoas e o industrial. Ou seja, qualquer projeto tem que estar englobado nesse conceito maior e atender os três pilares. O foco não é mais pontual e sim sistemático.
• Houve mudança no planejamento estratégico, desde a análise econômica e a de cenários, onde são analisados os cenários com um prisma profissional, com analise do macro ambiente, cenário interno e externo e dos riscos.
• É essencial seguir uma linha clara do que a Renova quer e do que irá oferecer de padrão ao seu cliente. Há cinco anos a empresa ingressou no Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade, onde foi tendo uma evolução até a conquista neste ano do Troféu Prata. Desta mesma forma, logo que foi implantada a filial de Camaçari, a Renova buscou o Programa de Excelência no Programa de Gestão da Qualidade Bahia - PGQB.
• A adoção destes critérios ajuda a melhorar o desempenho em busca da excelência em diversas áreas da organização e do sistema de gestão da Renova.
• O departamento de RH passou a ser de Gestão de Pessoas.
• Contribui para tornar a empresa mais competitiva, aliando o crescimento da organização ao desenvolvimento sustentável e à responsabilidade socioambiental.
• O modelo de gestão com times de melhorias (Time Renova de Melhoria para Excelência) estruturados seguindo o modelo Rumo à Excelência faz com que a empresa venha colhendo excelentes resultados em todas as áreas de negócios.
• Os oito critérios de Excelência do PGQB são separados por grupos. Essa ação que num primeiro momento parece simples revolucionou a forma de administrar a Renova.
• O mérito do Programa é que todos os clientes, fornecedores e colaboradores conhecem a sua credibilidade e sabem da importância de um trabalho sério para a conquista.
• A integração com outras práticas que possibilitam o benchmarking é importantíssima para a evolução das práticas. Nesta experiência a Renova também mudou sua forma de coletar dados. Hoje os setores que visitam outras empresas levam um questionário elaborado na Renova e depois o pessoal tem que apresentar para o grande grupo o que vivenciou e o que podemos aproveitar.
• Elaboração de um reposicionamento da marca, que reflita a essência da empresa.



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