5 de jan. de 2009
Faça dos conflitos uma oportunidade
Posted on 1/05/2009 by Blog da ANEL
Conflitos são sempre negativos, correto? Atrapalham o nosso desenvolvimento como pessoas e geram emoções inconvenientes, correto? Não.
Segundo pesquisa da empresa American Management Association, gestores passam 24% do tempo mediando conflitos. Especialistas afirmam que, ao contrário do que possa parecer, isso tem um lado positivo, que estimula o debate de idéias e o crescimento coorporativo. Claro, desde que nas devidas proporções, de preferência chegando a conclusões positivas ao final de cada embate.
Foram listados seis habilidades essenciais para resolver conflitos. Resumidamente:
1- Criar ou recriar o vínculo com o “adversário”. Um bom líder deve saber afastar a pessoa do problema, mantendo uma relação de cordialidade.
2- Negociar por meio de diálogo. É importante focar-se no objetivo comum, possibilitando a troca fluida de informações e idéias.
3 – Levantar pontos críticos a serem discutidos, no momento adequado, sem hesitar. Basta tratar o próximo com respeito e não adotar postura hostil.
4 – Entender se a causa do conflito mora na necessidade ou no interesse. A primeira tem a ver com algo vital. Já o segundo ponto, se trata de algo mais superficial.
5- Tentar criar empatia com o outro. Há pesquisas que indicam que o sistema límbico do nosso cérebro (emoções) decifra as intenções – boas e más dos companheiros.
6- Construir uma relação positiva por meio do entendimento dos diferentes pontos de vista em questão.
Fonte: http://www.hsm.com.br/editorias/altagerencia/seis-habilidades_essenciais.php?
Por Pedro Martins, Assessor de Comunicação da ANEL
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1 Response to "Faça dos conflitos uma oportunidade"
Super oportuno este tópico sobre como administrar o nosso tempo tão valioso e que sem querer "escorre pelas nossas mãos". Valeu o toque
Kátia Fernandes
CRC-Couro
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