22 de jul. de 2010

Indicadores de Desempenho Ambiental do Setor Têxtil

Posted on 7/22/2010 by Blog da ANEL

A cartilha tem como objetivo criar uma gestão mais pró-ativa e sustentável para o meio ambiente.

O Sinditêxtil-SP (Sindicato da Indústria Têxtil de São Paulo) acaba de lançar cartilha com os Indicadores de Desempenho Ambiental. O documento tem como principal objetivo criar uma gestão mais pró-ativa e sustentável para o meio ambiente, a partir de conceitos de Produção Mais Limpa (P+L) introduzidos pelo sindicato, por meio de palestras, workshops, consultorias e com o pioneiro Guia Técnico Ambiental da Indústria Têxtil.

O documento, desenvolvido em parceria com a Câmara Ambiental da Indústria Têxtil da CETESB, foi iniciada com o envio de um manual explicativo aos associados do Sinditêxtil-SP, visando à coleta de informações sobre o processo produtivo de cada empresa. Os indicadores escolhidos para compor a cartilha foram: água consumida, água reutilizada, energia, carga orgânica, geração total de resíduos e resíduos recicláveis. Os valores de cada um deles, apresentados na cartilha representam os intervalos das informações recebidas e validadas.

"Chegamos a esses indicadores após um trabalho de aproximadamente dois anos. A indústria têxtil paulista é pioneira em Produção Mais Limpa. Nos anos 90 aceitamos participar de um programa piloto junto à CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Fomos “iniciantes” logo que se começou a falar seriamente sobre o assunto", comenta Eduardo San Martin, coordenador de Meio Ambiente do Sinditêxtil-SP.

O sindicato elaborou o material a partir de uma metodologia voltada para a criação de quatro categorias para medir o consumo de recursos dos processos produtivos: preparação e fiação de fibras têxteis, tecelagem sem tinturaria, tecelagem com tinturaria e acabamento em fios, tecidos e artefatos têxteis.

“O constante monitoramento dos processos produtivos utilizando os Indicadores Ambientais irá possibilitar uma avaliação mais precisa quanto à melhoria de desempenho ambiental da empresa e também de todo o setor. Esta cartilha é uma ferramenta importante para o fortalecimento do setor têxtil paulista e brasileiro, tanto no mercado nacional quanto internacional. A participação das empresas é essencial para a continuidade deste projeto que visa o desenvolvimento sustentável da nossa sociedade”, afirma Rafael Cervone, presidente do Sinditêxtil-SP.

FONTE: REVISTA FATOR

No Response to "Indicadores de Desempenho Ambiental do Setor Têxtil"

Leave A Reply

Seguidores